domingo, 10 de maio de 2015

Educação: o lugar da escola? Que processo é esse?


Como compreender a sociedade nos dias de hoje e como ela está influenciando nas transformações que estão ocorrendo na escola, está é uma das grandes questões que é debatida em todas as áreas que compreende a educação.
Principalmente com o desenvolvimento da tecnologia a forma como nos relacionamos foi sendo modificada, as distancias se reduziram, mas mesmo assim a solidão permanece a mesma. Com toda a modernidade os momentos continuam passageiros, o trabalho é incerto, as amizades que não estão tão sólidas. O homem com toda sua tecnologia esqueceu uma coisa muito importante como se relacionar com o seu outro. As pessoas tem medo de se mostrar por isso se escondem por traz de uma mascara que são os perfis nas redes sociais isso está refletindo na formação destas novas gerações onde se mostram despreparados para vivenciar as inseguranças do dia a dia, de não saber o que fazer quando recebe um “NÃO”.
Toda esta evolução em que o homem está passando desde a primeira revolução industrial que foi quando as técnicas foram sendo transformadas e o homem foi sendo substituído pelo seu resultado, as máquinas, vem transformando as relações interpessoais. A forma como a economia se desenvolveu e as relações de produção, o mercado necessita ter sempre trabalhadores excedente para haver uma regulação na remuneração.
Mas com todas as mudanças a nossa sociedade permanece com os mesmos desníveis sociais como sempre existiu desde os primórdios do capitalismo, o que foi se modificando foram algumas conquistas nas relações de trabalho que se refletiram ou vem se refletindo no que a sociedade está se transformando hoje.
Até pouco tempo atrás, as crianças e adolescente tinham um ritmo de trabalho igual a qualquer adulto, mas com a evolução da tecnologia o mercado necessitava de novos trabalhadores e estes tem que ser mais especializados. A Escola vem a suprimir estes anseios de ter sempre uma demanda de trabalhadores que possam sanar sempre o mercado de trabalho, onde ela consegue desenvolver competências e habilidades em alguns indivíduos. O que o mercado necessita hoje é de jovens que consigam superar os novos desafios que o modelo informacional vem nos trazer um aluno mais critico, que seja curioso, que tenha a capacidade de encontrar soluções.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário