sábado, 2 de maio de 2015

Mini-História, Grande História

A minha vida sempre foi marcada por algumas dificuldades e mesmo assim com uma força de vontade surpreendente conquistei vários objetivos. Tenho uma personalidade muito forte e isso me proporcionou muitos conflitos, pois nunca aceitei certos rótulos e preconceitos. Tenho histórico familiar onde à mãe é analfabeta e o pai cursou até a 5ª série do antigo ginasial, ambos vieram do interior de Santa Catarina, que por sinal foi algo transformador em suas vidas. No ensino médio fiz técnico em processamento de dados, comecei minha graduação em Geografia na PUC/RS em 1994 e conclui na ULBRA em 2011, nesse tempo tive que parar várias vezes.
Trabalhei um período de 27 anos como auxiliar odontológico, e quando me formei troquei de profissão, e já se vão 3 anos no sistema educativo. O que todas as dificuldades e alegrias na vida fizeram comigo nestes 30 anos de trabalho, moldaram o individuo em que sou com força de vontade e uma persistência sem limites. É um caminho difícil, claro que é, mas quem disse que viver é fácil, no entanto é tão prazeroso quando conquistamos objetivos. O que eu fiz com todas as aprendizagens que tive, lapidei e fui em busca de mais conhecimento para aprimorar minha profissão que eu escolhi e que me dá prazer.
Desde 2012, estou trabalhando na E.E.E.M Alberto Torres, onde sou professora do ensino médio e ensino fundamental. No ano de 2014, pela manha continuei com o Ensino Médio e no período da tarde era supervisora que também proporcionou uma aprendizagem muito importante, pois não tinha nenhuma experiência e todas as dificuldades e acertos foram ótimos.
A minha aprendizagem de sala de aula foi se fazendo em várias leituras sobre didática, psicologia, metodologia de ensino, mas o marco importante para minha prática foi a vivencia da sala de aula, onde está a grande diferença, pois pude aliar a teoria com a prática e descobrir um pouco sobre o domínio de turma já que hoje em dia é bem importante.
Sou uma professora que não se mostra como a dona da verdade sempre a espera de que algum aluno me surpreenda, o conhecimento nos tempo de hoje é muito constante, e incentivo muito meus alunos a que participem das aulas com comentários e sugestões. Sou muito conteudista tenho plena consciência, mas também gosto de aliar o conteúdo a filmes, jogos na Internet e a pesquisa no ciberespaço, tenho um blog onde disponibilizo aos alunos materiais e filmes para estudo e meu maior prazer é quando os alunos participam em debates.
A minha opção por ser professora nunca foi por falta do que fazer, mas sim a busca de um sonho, gosto de estar em sala de aula, gosto de estudar, adoro ver meus alunos superando suas dificuldades. Permaneço na profissão, pois me da alegria ter esse contato com o aluno, o que faz de mim ser professor é mostrar que me importo que tenho afetividade e me preocupo com eles como indivíduos e como futuros profissionais.

A escola é o meio que me proporciona o contato com aluno e as várias realidades que envolve cada um, as dificuldades e como devemos superá-las. E por isso que voltei a estudar em uma Universidade para ter mais vivencias, me qualificar mais a minha gestão na sala de aula, o contato com outros profissionais nos traz muitas aprendizagens e esses conhecimentos que pode fazer o diferencial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário