segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A Prática I

A sala de aula se configura como um microssistema em que se tem a necessidade de se organizar os espaços para que as intervenções pedagógicas tenham o efeito desejado. A avaliação se torna efetiva se as avaliações a serem realizadas partir deste sistema. 
Então a avaliação é um processo reflexivo, ela não se atém somente aos processos utilizados em sala de aula, onde devemos observar os espaços que serão utilizados, a organização que se configura a sala, as relações interativas que os alunos tem com os objetos ou recursos utilizados, e não podemos esquecer neste processo como a distribuição do tempo é administrada, e como as relações se relacionam como professor/aluno, aluno/aluno, aluno/sala de aula, aluno/escola. 
Para a prática educativa todo planejamento deve ser previsto anteriormente, e dentro deste processo devemos estar atentos as intenções, as previsões, as expectativas e a avaliação dos resultados. Para esta tarefa muitos recursos podem ser utilizados como: uma exposição, um debate, uma leitura, uma pesquisa bibliográfica, tomar notas, uma ação motivadora, uma observação, uma aplicação, um exercício, o estudo, uma maquete, um jogo, etc.





Fonte: Zabala, Antonio, A Prática Educativa: como ensinar ; Porto Alegre, ARTMED, 1998

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