terça-feira, 1 de setembro de 2015

As aprendizagens mais significativas - I Semestre

Acredito que todas as aprendizagens são significativas, quando está se torna um momento de crescimento individual. Sendo assim acredito que superei muitos desafios neste semestre começando com a adaptação ou reorganização de minha vida pessoal, profissional e de estudante. Durante este semestre fazer uma tabela de horários e cumpri-la foi um desafio incrível, mas quando conseguimos chegar ao fim de uma etapa somos vencedores. 
Uma aprendizagem das mais importantes que tive e que foi o momento crucial, para mim, quando identifiquei o Seminário Integrador como a interdisciplina que se propõem como o elo entre todas as outras. Nesta interdisciplina aprendemos diversas formas de narrativas digitais e com isso íamos nos inteirando cada dia mais sobre as TDIC e assim nos proporcionando um aperfeiçoamento tão envolvente e rico de possibilidades que dia a dia era uma etapa a mais ultrapassada.
Com o “Retrato da Nossa Escola”, atividade está me proporcionou conhecer mais o contexto em que a escola está inserida e as várias influencias que ela exerce na comunidade em está e como é muito importante que está escola esteja atualizada com os progressos que a sociedade e os meios tecnológicos se encontram a fim de proporcionar aos seus alunos possibilidades de um futuro melhor.
A Corporeidade aprender como nosso cérebro identifica o corpo no mundo em todas as suas dimensões desde material, intelectual e espiritual. E a forma como o aluno identifica as aprendizagens através do lúdico. Uma das interdisciplinas mais difíceis, mas enfrentar as dificuldades de entendimento inicial e ultrapassa-lo é o mais prazeroso e ao mesmo tempo conhecer os novos campos de pesquisa como a Neuroeducação.

Em Escola, Projeto Pedagógico e Currículo em que o PPP deve ser o mais completo possível, pois ele indica quais os rumos a seguir, em que abarca todos da comunidade escolar: Direção, professores, funcionários, alunos e famílias; determina a organização da instituição escolar e contempla as diretrizes para aprendizagens. A Utilização de métodos globalizadores (um tema utiliza as várias disciplinas) que em seu desenvolvimento acarreta em relações interdisciplinares.

Com a Interdisciplina de Escola, Sociedade e Educação, procurou-se ver a evolução da sociedade no transcurso de sua história como: Produção artesanal familiar (de coisas ou objetos), Produção manufatureira (artesões século XV ao século XVIII), Produção Industrial (século XVIII), Automoção Industrial (partir do século XX).
A principal finalidade da educação multicultural favorecer que todos os estudantes desenvolvam habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para atuar no contexto da sua própria cultura étnica, no da cultura dominante, assim como para interagir com outras culturas e situar-se em contextos diferentes dos de sua origem (Banks, 1999, p. 2).
Integração de conteúdo; processo de construção do conhecimento; pedagogia da equidade(variedade de estilos de ensino); redução do preconceito; uma cultura escolar e estrutura social que reforcem o empoderamento de diferentes grupos.
O projeto da realização nasce da paixão de criar. O projeto de comunicação nasce da paixão do amor, sempre que indivíduos descobrem neles uma vontade de conquista amorosa. O projeto de participação nasce da paixão do jogo, grupo auxilia a realização de cada indivíduo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário