segunda-feira, 9 de maio de 2016

Brincar é importante? Por quê?

Brincar é a forma de comunicação pelo qual a criança reproduz o seu cotidiano, é a partir destas atividades que as aprendizagens como a criatividade, a reflexão, autonomia se estabelecem na infância. O ato de brincar faz com que se criem regras que serão seguidas pelo grupo a qual se está inserida e assim contribui para que o indivíduo no futuro se integre na sociedade auxiliando-o a compreender que existem pontos de vista diferentes de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. Sendo as brincadeiras uma das formas mais complexas em que as crianças se comunicam com o mundo, já que é a partir dele que o conhecimento é criado e resguardado para a posteridade. Podemos exemplificar o brincar com o arco e a flecha, essa atividade em uma determinada época significava uma forma de se proteger e de conseguir o alimento através da caça e da pesca, no entanto hoje tem-se como uma simbologia que representa uma época e algumas culturas já que as técnicas vieram por transformar o significado desta atividade em nosso tempo.





Fonte: LEAL, Telma Ferraz (Org.). Jogos de Alfabetização: Manual Didático. Ed. Universitária: UFPE, 2009.

Um comentário:

  1. Legal, Jaqueline.
    A tarefa de resgatar a importância do brincar e incentivar a Ludicidade é fundamental para o aprendizado de todos os seres humanos, em especial nossas crianças.
    É inevitável recordarmos nossas infâncias ao planejarmos atividades lúdicas e admirá-los encantados e aprendendo sem perceber.

    Katielle
    Tutora Ludicidade

    ResponderExcluir