domingo, 29 de maio de 2016

Resposta à Tutora



        Sim, Betynha. 
       O observar contribui e muito em nossa prática pedagógica, pois sem conhecermos nossos alunos não teremos condições de saber em que ponto teremos que interferir em suas aprendizagens e quais as atitudes diferenciadas que devemos realizar. 
       Como realizo em minha prática, em todas as aulas, claro que muito me escapa pois são muitos alunos e a demanda muito grande lidando com 2 turmas de 9 ano e 5 turmas de 1ª ano de ensino médio, se torna bem cansativo. Mas não impossível várias interferências e mudanças nos meus planos de aula são realizados, novas estratégias são imprescindíveis para que ocorra uma aprendizagem eficaz. 
      Procuro primeiramente observar os alunos que são mais ativos e os mais tímidos, e tentar me aproximar e entende-los, para resolver quais as táticas mais eficazes, se incentivar a uma pesquisa, se uma explicação mais individual, se trabalhos em grupos, apresentações sobre algum tema individual para mim ou para a turma mas todas as interferências com o máximo de cuidado procurando ajuda-los a ultrapassar os desafios que são os limites que eles acham ter. 
        Para mim todos tem capacidade e a grande aprendizagem que a escola pode ensinar é se supere, não diga que não pode mas que vai tentar, pode demorar mais tente, busque seus sonhos. 
        E Betynha estar aqui escrevendo para você é minha forma de superar meus limites pois é um trabalho árduo, muitas leituras, muitas táticas e técnicas de aprendizagem foram empregadas para chegar até aqui neste estágio, mas estou superando a cada dia mais desafios e ultrapassando meus limites e é assim com esse exemplo que quero levar aos meus alunos que se eu consigo eles também podem.  
        
         

Um comentário:

  1. Parabéns Jaqueline pela superação que apontas. Obrigada pela consideração e resposta. Sabe que não é muito fácil pra ninguém. A gente precisa se superar sempre. Eu li tua resposta. Fiquei lisonjeada e pensando em como responder. Escrevi 1, 2, 3 vezes. Reescrevi. Repensei. Não sabia como responder para revelar que curti o que escrevestes para mim. Viu? Não é fácil para ninguém! Mas a gente precisa se colocar. Eu precisava revelar que gostei muito da preocupação que tivestes em me responder. Fiquei sabendo um pouquinho mais de ti. 7 turmas não é fácil pra ninguém. Percebo que és sensível e atenta aos tímidos e aos "mais ativos" como dissestes. São ações como essa tua que nos reforçam e que confirmam que estamos no lugar que gostaríamos de estar. Gosto muito de ser tutora e fazer parte da formação de vocês. Muito obrigada! Abração, Betynha ;0) (Tutora PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir