domingo, 29 de maio de 2016

Ser Surdo

         Qual o significado para "Ser Surdo"?
         Lendo vários textos cheguei em um primeiro momento ao conceito de que 'Ser Surdo' significa que este individuo tem suas aprendizagens a partir de experiências que sejam visuais, pois apresentam ausência de audição. Então as suas aprendizagens tem uma diferenciação e uma especificidade na qual o mundo deve-se apresentar sob forma em que as ideias tenham representações sensoriais antes de chegarem a ser abstratas.
      Há alguns anos tive a experiência de ter o contato com um colega de faculdade que era surdo, o Rodrigo, na época fique muito curiosa pois achei o movimento das mãos além de ser rápido estavam mostrando uma linguagem totalmente diferenciada a qual eu não conhecia e me fascinava. Ao longo das aulas comecei a notar que o Rodrigo não conversava com nenhum de nós apenas com o intérprete, ou melhor dizendo não era ele mas sim nós não nos aproximávamos dele. Todos se diziam muito solidários mas no momento de fazer trabalho com ele fugiam como se houvesse uma doença contagiosa, mas como sou muito curiosa e adorando os desafios foi eu que o convidei-o a fazer os trabalhos de aula comigo. 
     Nossa comunicação pessoalmente era muito difícil, mesmo com o intérprete, pois haviam vários termos técnicos da disciplina que tinham que ser construídos já que o intérprete não era especialista em Geografia, foi quando comecei a perceber um pouco das dificuldades que o surdo enfrentava e até mesmo do ouvinte que se propunha a se comunicar com eles.
    Foi a partir desta experiência que decide entrar em um curso de extensão e fiz um ano e meio de estudos em LIBRAS que para mim foi maravilhoso tive contato com uma cultura e com aprendizagens onde me mostraram que o ensinar apresenta-se em várias representações e são esses conhecimentos que continuo a levar em minha sala de aula.   

                              

Um comentário:

  1. Oi Jaqueline. Que história bem rica! E interessante. Realmente são muitas dificuldades e esse processo parece simples, mas tem sua complexidade. Muito bom que colocas aqui para conversarmos sobre isso. Continua escrevendo, estou por aqui te acompanhando. Grande abraço, Betyha ;0) (Tutora do PEAD2/UFRGS)

    ResponderExcluir