domingo, 31 de julho de 2016

Fases de desenvolvimento

Do ponto de vista das regras, foi identificado quatro estágios sucessivos:
Motor e Individual (de 0 a 2 anos), há apenas regras motoras, sensório-motor, exploração dos materiais, o jogo nesta fase apresenta uma ritualidade e o brincar não tem o sentido de socialização.

Egocêntrico (de 2 a 5 anos), neste a criança recebe do exterior o exemplo das regras já codificadas, mas apesar de imitá-los ela ainda joga sozinha (não se preocupa com os parceiros, procura vence-los) sem cuidar da codificação das regras, uma vez que as mesmas não precisam ser compartilhadas.

Cooperação (de 7 a 8 anos), as regras não são aceitas externamente, mas negociadas, aparece a necessidade do controle mútuo e da unificação das regras, já que cada jogador procura vencer seus parceiros. Mas ainda não há concordância entre as regras gerais e cada um identifica de sua maneira.


Codificação das regras (por volta dos 11 ou 12 anos) as partidas passam a ser regulamentadas com minúcia, e as regras a serem seguidas são conhecidas por todos.


Fonte: Piaget. A formação do simbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

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