quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Cinema e Ensino

      O cinema para ser inserido na escola somente a partir do Século XX, quando os meios de comunicação são disseminados com o advento dos DVDs, multimídias e a Internet. Mas devemos ter alguns cuidados para inseri-lo no planejamento para se tornar como um recurso de apoio e não como matação de tempo.     


      a) Planejamento e preparação do professor
    - O filme deve apresentar um conteúdo pedagógico adequado para cada nível de aluno;
     - Um planejamento prévio de quais objetivos para à utilização do filme;
    - Deve-se observar se o filme será utilizado em sua integra ou apenas alguns trechos. 
    - Observar se existem cenas desapropriadas para a faixa etária dos alunos.
      b) Apresentação e exibição
     - Antes da exibição, deve-se informe ao grupo apenas os dados referenciais do filme (autor, duração, prêmios etc.). 
     - Deixe claro para a turma dependo do filme se representa um episódio histórico, se é ou não próximo da realidade.
      - Deve-se justificar para que fins irá ser utilizado o seu uso e ao mesmo tempo observar a reação da turma durante a exibição.
    - Durante a exibição pode-se fazer pausas para algum comentário sobre o assunto que se propõem;
     - Deixe claro que o filme na escola é um recurso didático e uma forma de conhecimento, e não mero entretenimento. 
       c) Debate do filme
      - Debater sobre a relação, filme e o conteúdo que estão sendo trabalhados em aula, ou solicitar um texto de análise.
    - Prepare um roteiro de perguntas e alerte os alunos para perceberem os conflitos, o tema e personagens. 
     - Iniciar a discussão de um assunto ainda não abordado. Lance uma questão a ser investigada. 
        d) Conclusão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário