quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Competência Matemática

A importância da alfabetização matemática não consta somente na identificação dos números, é preciso que ao londo da escolarização dos alunos sejam desenvolvidos várias habilidades como as de observar, contar, calcular, classificar, seriar para que estes tenham a real compreensão de quantidade. São esse conjunto de atitudes que vão proporcionar com que este aluno possa explorar situações problemas, desenvolver processos de resolução, procurar diferentes definições e a pensar de forma lógica. 
Pensando em educação infantil, no momento em que as crianças já sabem as primeiras operações podem ser incentivadas a auxiliarem seus pais a comparar preços nos supermercados, a auxiliar quando se faz um alimentação e associar a sua quantidade, ou fazendo uma receita, ou até mesmo identificar as numerações das casas.
E quando o aluno se encontra em um nível mais avançado, onde temos a inserção de disciplinas mais especializadas, pode-se realizar vários projetos interdisciplinares, mas primeiramente é necessário que ocorra um bom planejamento pedagógico. 
Como exemplo de conteúdos que poderiam ser trabalhados em conjunto com a Matemática, temos na Geografia as diferentes escalas em um mapa, a analise de dados estatísticos; em Ciências quando se trabalha com a organização de tabelas e diagramas; em Artes desenhar proporções ou até mesmo quando se usam os recursos geométricos; em História quando precisa-se trabalhar com linhas de tempo diferentes, e muitos outras podem ser realizadas, mas para isso necessitamos de um bom planejamento pedagógico.



Referência:
MENRZES, Luiz Carlos de. Matemática em todas as disciplinas. Revista Novaescola, São Paulo: Edição 215, Setembro 2008. Disponível em: <http://acervo.novaescola.org.br/formacao/matematica-todas-disciplinas-427173.shtml>. Acesso em: 17 nov. 2016.

Encarte Especial: Revista Nova escola. Teoria: a base de todas as operações.Disponivel em: <http://acervo.novaescola.org.br/matematica/especial/sistema-numeracao/teoria.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2016. 

2 comentários:

  1. Olá Jaqueline! Tuas reflexões estão muito interessantes em nossa interdisciplina, pois revelam a transposição dos conceitos trabalhados para a faixa etária com que trabalhas.Parabéns!

    ResponderExcluir