domingo, 27 de novembro de 2016

Escola Gaiolas ou Escola Asas

O professor e grande educador, Rubem Alves, nos traz através de sua obra muitas provocações. 
A partir de seu texto "Gaiolas ou Asas?" e principalmente ao assistir o seu vídeo "O professor do espanto" fiquei a pensar como ser uma professora que tenha em suas aulas "ferramentas" e "brinquedos" e assim motivar aos seus alunos a querer conhecer e superar seus limites. 
Como professora da disciplina de ensino religioso, eu tenho um programa a cumprir, e ao mesmo tempo tenho que ter sensibilidade e capacidade para pensar outras coisas que não sejam apenas os conteúdos de minha disciplina. 
A cada dia que passa eu vejo o quanto os alunos necessitam tanto das explicações do mundo, da vida, do trabalho, do se relacionar com o outro, de se respeitar e respeitar o outro, e se eu estiver presa somente ao meu conteúdo não terei a competência de resolver os imprevistos que surgem a todo instante, e ao mesmo tempo fazer destes momentos aprendizagens significativas.  
Foi numa aula destas em que surgiu nosso projeto para amostra de trabalho da escola. No final do 2ª trimestre quando estávamos trabalhando um texto sobre cidadania e nossas ações para com os outros que surgiu um debate bem acalorado entre nós (professor/alunos), fato que se estendo em todas as turmas do 1ª do ensino médio, nestes debates surgiram temas tão diversos mas ao mesmo tempo tão interligados como: segurança, reforma na escola, horta na escola, regularização de terrenos na comunidade.... 
Como eram questionamentos tão diversos por que não trabalharmos sobre isso, então decidi instiga-los um pouco colocando como tema "Como eu vejo a resolução dos problemas em minha comunidade".
Primeiro escolhemos os sub-temas, formamos os grupos por afinidade, onde tinham que fazer uma pesquisa bibliográfica sobre os temas e assim produzirem textos para apresentarem suas soluções sobre os problemas da comunidade que trouxessem qualidade de vida e por final neste sábado dia 26/11/2016 iriam ser as apresentações práticas destes projetos.

Foram os mais diversos temas como oficinas na escola para incentivo às aulas, concurso de música, reforma da quadra de volei, inserção de modalidades diferentes de esportes, duplicação da av. vicente montegia para facilitar o acesso a escola, construção de ginásio de esporte na comunidade para tirar as crianças da rua, reforma da biblioteca, a sala ideal, ensino na Finlândia e como aplica-lo na educação básica .
Vários trabalhos me surpreenderam pela criatividade e empenho, e o principal que veio a influenciar, a participação dos pais das mais diversas formas, acredito que esse foi um grande incentivador para os alunos por mais que já estejam na adolescência ainda necessitam deste carinho de seus familiares.  Vou demonstrar apenas alguns dos trabalhos no momento.


Horta na escola
(como temos um arroio contaminado próximo, porque devemos ter uma horta suspensa e como identificarmos se o solo está contaminado)




Laboratório de Informática
(como deveria ter uma sala de informática ideal)


Segurança na Escola
(várias ideias, como cerca elétrica, delegacia, iluminação, terminal escolar ao lado da escola)





Incentivo à leitura
(Sacola literária, doação de livros)




Cooperativa na comunidade






Procurei conduzir o mais próximo de suas vivências e conforme o andamento de suas pesquisas mediando o auxilio de outros professores de áreas afins aos trabalhos.   
Com certeza esses projetos foram de grande aprendizagem para a comunidade escolar e para mim como educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário