quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ESPAÇO

Os conteúdos geográficos a serem abordados nas séries iniciais devem ter uma preocupação multiescalar. No primeiro ano inicia-se a abordagem pelo espaço do aluno, o seu local de vivência como a sua casa, escola e seus elementos de afetividade e socialização. E para os anos seguintes avança-se para questões como a escola, o bairro, o município e o estado ao mesmo tempo fazendo comparações e relações com o local e o global para que se perceba quais são as influencias no processo temporal como o social. Um exemplo seria as transformações de nossos espaços de vivência, que em sua origem sem atuação do homem, um meio natural com florestas e campos e após as diversas interferências humanas passa a surgir como um meio artificial, ou seja, modificado pelo processo de desenvolvimento em que sofre a sociedade com casas, industrias, supermercados. 

   






Fonte:
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza/file acesso em 02/11/2016. 

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