terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Multiplicação


Na Teoria dos Campos Conceituais, do psicólogo francês Gérard Vergnaud, existem particularidade que se aproximam entre o campo aditivo como do campo multiplicador. Ele ressalta que ambas as operações não são estanques, não podemos separar a adição da subtração, assim como não se separa a multiplicação da divisão, e o principal não há somente um caminho para solucionar os problemas matemáticos.
Assim como podemos desenvolver vários enunciados diferentes usando os mesmos elementos, cabe ao professor propor desafios de diversos níveis para que o aluno possam construir um conjunto de possibilidades para soluciona-los.
Fazendo uma conexão entre as disciplinas Matemática/Geografia, podemos fazer um planejamento com o conteúdo de Urbanização utilizando tabelas de épocas diferentes para mostrar a quantidade de habitantes de uma cidade e ao mesmo identificando questões relacionadas ao desenvolvimento industrial na região estudada e por que ocorreram nestes anos uma explosão demográfica. Para dar continuidade com estes mesmo tema podemos a partir de pesquisas montar outras tabelas, ampliando as dificuldades, sobre como ocorreu o aumento da população de várias regiões em períodos diferentes, o número de habitantes em espaços urbanos e rurais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário