quinta-feira, 13 de julho de 2017

ENSINO DA GEOGRAFIA

Sobre o ensino de Geografia, bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referem-se que o objetivo da geografia escolar é formar cidadãos para pensar o espaço geográfico e nele atuar de modo que desenvolva a sua cidadania. 
O ensino da disciplina de Geografia deve contemplar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, sendo estes: 
- Os conteúdos conceituais visam a desenvolver as competências relacionadas com os símbolos, expressões, idéias, imagens, representações e nexos, com os quais o aluno deve aprender e ressignificar o real. No qual se materializam através de reflexões de conteúdos que proporcionem situações problematizadoras, desafiadoras ao educando e na elaboração do conceito permita vivenciar o conhecimento, elaborando generalizações e busque ressignificá-lo. 
A dimensão procedimental envolve o processo ensino-aprendizagem, onde devemos articular a construção lógica do conceito, com a metodologia relacionando-se com uma área específica de conhecimento. Os conteúdos procedimentais expressam um saber fazer que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta. Os mesmos sempre estão presentes num projeto de ensino, pois uma pesquisa, um experimento, uma síntese, um festival, uma oficina, são ações presentes em sala de aula.
- A dimensão atitudinal são as ações do cotidiano escolar em que envolvendo valores, atitudes, normas, posturas que influem nas relações e interações entre professor/aluno, aluno/aluno de uma forma responsável. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário