sexta-feira, 14 de julho de 2017

PPP X GESTÃO DEMOCRÁTICA

Muitas da reflexões feitas sobre as questões a seguir proporcionaram aprendizagens significativas na interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, achei primordial que constasse no portfólio.

1) De que forma relações horizontais contribuem para institucionalizar uma cultura organizacional democrática? O que muda nos processos decisórios? Quais os benefícios advindos para professores, alunos, funcionários, pais e comunidade, considerando esse modo de gerir a escola?
Este conceito de cultura democrática ainda é uma trajetória nova, que ainda está sendo construída dentro dos espaços escolares já que seu sentido não vem da educação. E ela vem por trazer novos paradigmas para a busca de uma qualidade na educação, atualmente tão necessária. Para efetivação de uma organização democrática temos como foco principal a participação de todos da comunidade escolar, tanto professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade para juntos resolverem os problemas e tomarem as decisões mais concernentes para a instituição. Estas ações de mobilização acabam por se tornarem também um ato político pois se torna uma aprendizagem já que dela demanda tempo, atenção e trabalho para fazermos uma nova leitura em busca de soluções para as demandas que uma instituição necessita para sua gerencia.

2) Em sua opinião, qual o papel do gestor escolar, no sentido de fomentar e de preservar a gestão democrática na escola? Dê exemplos:
O gestor da escola é um mediador entre os objetivos aos quais a escolas estabelece em suas diretrizes e as ações que demandam para a sua efetivação. Um dos atributos do diretor é o de promover e garantir a participação de todos os envolvidos, estar informado e atento a cursos de formação continuada, estar ciente da legislação que envolve a educação, estar a par dos processos de inclusão e as demandas relacionadas, organizar a interação e participação dos pais e de toda a comunidade escolar no processo de ensino aprendizagem, estar a par da identidade da escola para organiza-la com a demanda em que ela está localizada.

3) Como a escola pode se organizar, para garantir a elaboração coletiva e a implementação do PPP e do Regimento Escolar?
Através da convocação da sua comunidade escola com reuniões, assembleias, grupos de estudo, comissões de sistematização para a definição das normas, funções, atribuições e a definição de cada segmento e setores da escola. Nestes documentos deverão estabelecidos a filosofia, objetivos do estabelecimento, organização pedagógica e a organização curricular justamente para proporcionar uma orientação para seu trabalho na produção do conhecimento.
 
4) Este momento (processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar) pode ser considerado como uma formação continuada, em serviço?
Deveria ser considerado como formação continuada, como consta no texto “PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E REGIMENTO ESCOLAR”, no artigo 14 da LDBEN, inciso I, em que “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” são a partir destes encontros e estudos que possamos refletir sobre os princípios básicos que norteam a instituição conforme o meio a qual ela está inserida.

5) Em que medida uma gestão democrática favorece a aprendizagem escolar e o desenvolvimento dos alunos?
Em uma escola em que temos uma gestão democrática temos a participação de todos e neste contexto temos os grêmios estudantis que tem por objetivo dar voz aos estudantes sobre o cotidiano escolar, fazendo com que se mobilizem e aprendam a se organizar politicamente em favor de seus direitos.

6) Como mediar os conflitos ideológicos e os de natureza técnico-pedagógica (diferentes concepções de educação, de conhecimento, de avaliação...) que costumam emergir ao longo do processo de elaboração do PPP e do Regimento Escolar?      
Ao refletir sobre essa questão acredito que o diálogo e as reflexões realizadas pelos docentes e todos os envolvidos na elaboração do PPP e do Regimento Escolar é que iram repensar o significado da escola e da educação que queremos para o agora e para o futuro. Já que a realidade de mundo que tínhamos no início da era industrial é totalmente diferente da atual que está voltada para o conhecimento.

A construção coletiva do PPP e do Regimento Escolar é que irá ser uma ponte entre essas mudanças que ocorreram em nossa sociedade. Deste modo, na atualidade o avanço da tecnologia e das inovações nas práticas pedagógicas é que iram colaborar nos processos de ensino aprendizagem do aluno.

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